quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Crippled Ballerinas

Crippled Ballerinas foi um grupo musical formado no ano de 2003 na cidade de São Paulo, geralmente definido como grupo pioneiro e divulgador do Deathrock do Brasil.O grupo e seus membros esteviram ligados a diversos círculos do cenário underground da cidade, sobretudo ao meio gótico, deathrock, punk e psychobilly. Sua repercussão se deu principalmente entre deathrockers, servindo como ponto de referência e divulgador da vertente musical - antes um movimento por excelência norte-americano e europeu - na cidade. Tardiamente o grupo abandonou o meio, se voltando a àrea de experimentação artística, especialmente na área teatral, encontrando o fim de suas atividades no ano de 2005. Atualmente todos os membros seguem carreiras artísticas independentes.
O grupo foi formado no ano de 2003 por Wagner Sinistro, Rafael Morcego, Felipe Crisis, Thiago Shoker, Thales Agressor. Esses foram os membros que inicialmente funcionavam como divulgadores da nova corrente musical em casas noturnas e meios artísticos paulistanos.Com o passar do tempo, entretanto, tornou-se praticamente impossível definir os verdadeiros membros do Crippled Ballerinas. Como apresentado no periódico "S.E.R.C.P" divulgado em 2004 pelo próprio grupo, Crippled Ballerinas surgiu como um ideal de grupo musical onde quatro personagens seriam representados por inúmeras pessoas. Os membros Morcego, Crisis, Shoker e Agressor funcionariam assim como personagens nas performances do grupo, podendo ser encenados por diferentes pessoas. Cada um ganhou indumentárias e aparências diferentes, o que ajudou com que tal capricho do grupo se torna-se quase imperceptível para seu público. Algumas personagens, como Sinistro, geralmente não fazia parte da performance, mas passava as apresentações distraindo os espectadores.Essa idéia de criação de personagens vem da defesa de uma idéia de uma produção artística feita no anonimato e super-valorização da realização ao vivo da obra de arte, acompanhando formulação estéticas desenvolvidas desde 1998 pelos próprios membros em diversos periódicos (inclusive o já citado S.E.R.C.P.). Esse conceito foi sobretudo o que torna registros da banda tão raros; de certa forma os idealizadores do Crippled Ballerinas eram contra qualquer forma de massificação e registro de suas performances. Há boatos de que todas as composições do Crippled Ballerinas foram criadas e gravadas pelas mesmas seis pessoas (Morcego, Crisis, Shoker, Toscana, Palmito, Agressor) entre os anos de 1998 e 2005, mas que raramente os mesmos tocaram nas performances de seu próprio grupo. Ao contrário, eram seus sósias que o fazia. Esse conceito de anonimidade seria tardiamente desenvolvido pelo grupo de artes cênicas desconstrutivista de nome S.E.M.C.P, fundado pelos irmãos Crisis e Christina Calysto.
Musicalmente, os membros iniciais do Crippled Ballerinas passaram por diversas bandas e estilos. Entre as bandas podemos citar Angelo e os Montgomers, The Montgomers, Unveil in Carnage, EIC, K.O. Poney, Sleeppwalker's Maladies, Static Synchronism e S.E.M.C.P. A banda admite ter sido influenciada por grupos como Batmobile, Lost Sounds, Cinema Strange, Bauhaus, The Phantom Limbs, Mighty Sphincter, UK Decay,New Model Army,Misfits, The Damned, The Adicts, Social Distortion e Stray Cats.

Download:

A Noite Brinca com Você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sound of Horror

Related Posts with Thumbnails