sexta-feira, 10 de julho de 2009

T.S.O.L.

Não é muita gente que conhece o TSOL, e, entre essas poucas pessoas, não resta quase nenhuma que dê o devido valor a esta grande banda de Los Angeles. Segundo Dexter, do Offspring, "TSOL foi a banda mais influente em minha vida, foi definitiva para caracterizar várias bandas, como Pennywise, Bad Religion e Social Distortion."
Se o TSOL não entra no hall das bandas mais importantes da história, certamente tem seu lugar garantido como uma das bandas mais errantes de que se tem notícia, tanto pela história inusitada do grupo como pelas mudanças radicais, quase diárias, no estilo do som, letras e visual.
TSOL foi formado em 1978, a partir de uma remontagem da viceral Vicious Circle, famosa pelas passeatas libertárias e violentas que organizava em Long Beach. Lançaram o primeiro Ep "Self Titled Black EP", em 1981, que contém clássicos do punk rock seminal - semelhante a Black Flag, Circle Jerks, Nuns, Middle Class, e toda a primeira onda da cena Californiana do início dos anos 80, mas com vocais mais melódicos. No mesmo ano, lançam o Lp "Dance With Me", onde largam a temática político-social e partem para a primeira mudança: o estilo "horror-rock", com letras referentes a filmes B - como já havia feito os Dead Boys, The Cramps, e depois o Misfits - e um som mais trabalhado, lembrando em certos momentos Dead Kennedys, D.O.A. e o próprio Dead Boys.
Nesse mesmo ano, turnês por todo os Estados Unidos são marcadas junto com os Dead Kennedys. No ano seguinte, tocando novamente hardcore furioso, assinam com a Alternative Tentacles e lançam o clássico Ep "Weathered Statues". No mesmo ano, sai o Lp "Beneath the Shadows" (com o nome da banda escrito com as letras do Laranja Mecânica.) Neste disco, a banda já tem um tecladista, que muda completamente a sonoridade, transformando o som da banda num rock psicodélico (segundo eles, "punk-ópera", plageando o The Who), à anos luz de distância do hardcore.
Os anos seguintes da banda parecem incertos. São chutados da Alternative Tentacles, e o vocalista/fundador Jack Greggors abandona o grupo e em seu lugar entra o vozeirão a lá Jim Morrison de Joe Wood. Em 1984 eles lançam o clássico "Change Today?", cujo o título reflete exatamente a mudança quase diária do estilo da banda, e desta vez o som é meio gótico, meio punk, e totalmente rock.
Em 1986 lançam o Lp "Revenge". Agora, eles apostam num rock setentista, na linha de Alice Cooper. Já no ano seguinte, eles lançam o inacreditável "Hit and Run", um disco inteiramente hard rock tipo propaganda de cigarros! Em 1990 sae o "Strange Love", sem mais nenhum membro original e com mais um guitarrista. O som da banda agora é metal clássico, com todas as firulas provenientes do estilo. Nesse ano os membros originais - que estavam afundados na heroína - se reunem e formam um grupo chamado The Original TSOL (sic), e passam a competir abertamente com o TSOL (houve situações em que as duas bandas tocaram no mesmo show! Imagine como devem ter sido ridículos e absurdos esses shows!...)
Em 1999 a formação original volta e lançam o Ep "Anti-Cop", de hardcore político, aos moldes de como era no início. Em 2000 lançam o disco "Disappear", com um hardcore mais moderno baseado novamente em filmes de horror. Os dois saíram pela Epitaph - finalmente um selo fixo pra banda! O ciclo parece ter recomeçado, e o nome True Sounds Of Liberty (Sons Verdadeiros de Liberdade) não poderia ser mais adequado para esta banda!
Downloads:
Dance With Me
Life,Liberty and the Pursuit of FD
Revenge
Beneath the Shawdows
Change Today
Hit And Run
Thoughts of Yesterday
Strange Love
Disappear
Who's screwing who?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sound of Horror

Related Posts with Thumbnails